OAB FALTA A POSSE DE JANOT



SOLENIDADE DE POSSE DO DR. RODRIGO JANOT

MNBD presente. OAB ausente...

 

A solenidade de posse do novo Procurador Geral da República Rodrigo Janot Monteiro de Barros foi uma festa, onde as autoridades federais compareceram em peso.

fila_para_entradaNa democrática fila para entrada ao 2º andar da PGR, a segurança foi feita pelo Palácio do Planalto por causa da presença da Presidenta Dilma Rousseff. Até os Procuradores que trabalham na PGR tiveram que passar pelo cadastramento, serem identificados com bottons (amarelos para o público e verde para os Procuradores).

O público presente – cerca de 1000 pessoas – lotou as dependências do salão de palestras e teve ao lado, mais uma sala com telão ao vivo para quem não obteve lugar para entrar. Muita gente ficou em pé nas galerias laterais. A imprensa nacional tomou conta de 3 espaços, um frontal para as câmaras das televisões, uma lateral para jornalistas e uma próxima ao palco para os fotógrafos.

mesa_2_-_razoavelNa mesa principal, os chefes dos 3 poderes: A Presidenta Dilma e o Vice Presidente Michael Temer do Executivo, o Presidente Eduardo Henrique Alves do Legislativo e o Presidente Joaquim Barbosa do Judiciário.

Na plateia... Bem, sentados como público comum, em várias fileiras reservadas, é claro, estavam os Ministros do STF Ricardo Lewandosky, Carmen Lucia, Luiz Fux, Marco Aurélio e Roberto Barroso, junto com vários ministros do STJ. Ao lado, o Governador de Brasília Agnelo Queiroz junto com os Ministros José Eduardo Cardozo, Garibaldi Alves, Enzo Peri (Exército), os Senadores Pedro Taques, Randolfe Rodrigues e Rodrigo Rolemberg, muitos deputados federais como o Dr. Protógenes Queiroz e muitas outras autoridades que não tive como identificar...

Platia_-_Posse_-_Joao_Americo_-8Foi um publico imenso em um local espaçoso e o Ministro do Exército Enzo Peri e da Previdência Social Garibaldi Alves Filho só os vi, por descer de elevador com eles no inicio dos cumprimentos (durou hora e meia) para esticar as pernas... Não dava para listar TODAS as autoridades presentes, mas pude constatar uma ausência: O Presidente da OAB Marcus Vinícius Furtado NÃO esteve presente...

A solenidade se iniciou com a Presidenta Dilma assinando o termo de posse e o Dr. Rodrigo Janot também, longo abraço, palavras trocadas e só após, o discurso da Presidenta destacando a indicação e a importância do Ministério Público para democracia Brasileira. A Presidenta foi aplaudida várias vezes...

dilma_assina_-_Posse_-_Joao_Americo_-1Rodrigo Janot fez uma explanação breve, mas teve algumas pausas, onde para disfarçar o embargo da voz, tomava um pouco de àgua... Seu discurso na íntegra aqui .

Os cumprimentos se iniciaram com a saída da Presidenta Dilma e quem puxou a fila foram os Ministros do Supremo Tribunal Federal. Mais de uma hora de abraços e parabéns.

Fiquei para o final e novamente (já havia conversado com ele na sabatina no Senado) destaquei em nome dos bacharéis em Direito nossos parabéns por sua nomeação e disse textualmente: “Os bacharéis em direito tem uma expectativa enorme com sua gestão e contam com seu apoio e ajuda. Vamos buscar agendar uma conversa mais longa para que possa nos apoiar.”

Reynaldo_e_Dr._Janot_-_olhos_nos_olhos_-_closeSua resposta foi extremamente animadora e mais direta que da vez passada: ”Vamos conversar sim e podem contar comigo”

Desta vez, pedi a um Procurador que estava a meu lado para tirar uma fotografia e depois retribui o favor com o celular dele.

Conversei em seguida com a esposa do Dr. Rodrigo, dando-lhe os parabéns e destacando que ela merecia as congratulações iguais, já que as conquistas sempre são do casal e que no apoio de grandes homens sempre há grandes mulheres. Ela riu e disse que faz a parte dela para o marido poder desenvolver seu trabalho. Disse a ela que agora ele precisaria ainda mais dela, pois a carga de trabalho seria a defesa de um país ocupando a totalidade de seu tempo, ao que ela respondeu que já estava se preparando para aumentar suas atividades. Mineira como o belo-horizontino Janot, ficou as seu lado o tempo todo, como já fizera na sabatina do Senado.

Roberto_Gurgel_se_despede_saindo_com_Lewandowski_seguido_por_carmen_LuciaAgora é aguardar que o novo Procurador Geral se estruture e iniciarmos as conversas. Seu primeiro dia de trabalho já é a definição do STF sobre os embargos infringentes com o voto do Ministro Celso de Mello e da expectativa do pedido de prisão a todos ou a quem não tiver direito aos embargos.

Janot definiu que sua Vice-Procuradora Geral será Ela Wiecko, que foi a 2ª mais votada na lista tríplice eleita pelos procuradores. Unindo assim a maioria dos votos dos votantes. Janot teve 511 votos e Ela teve 457. Deborah Duprah teve 445.

Reitero um ponto fundamental. Na maioria das biografias na mídia após sua indicação, seu Parecer de 2011 contra o exame da OAB é uma referência. Os boatos de intensa ação da OAB contra sua indicação para Procurador foram muitos e segundo estes boatos, teriam levado a Presidenta Dilma a indicar a Sub-Procuradora Helenita Acioli Interina até se decidir. A OAB trabalhou pelo nome de Deborah Duprah e tentou de todas as formas iSenadores_Pedro_Taques_e_Randolfe_Rodrigues_na_PGRmpedir a nomeação de Janot. É óbvio que em uma “cidade pequena” como Brasília, onde tudo se comenta e há poucos segredos, esta ação da OAB não aconteceu com o desconhecimento de Janot.

Isto explicaria a rápida passagem de Marcus Furtado no Senado e a ausência dele na solenidade de posse, ao contrário de jornalistas que afirmaram que a Sub-Procuradora Helenita Acioli, era apenas para Dilma evitar destaque para Roberto Gurgel. Gurgel esteve na solenidade, foi citado protocolarmente por Dilma, estava bem humorado e sorridente...

Gurgel que modificou a posição da PGR em 2011 no julgamento no STF da RE 603.583 RS, substituindo o Parecer de Janot e declarando que para ele o exame era constitucional, terminou sua gestão de 4 anos com total apoio da OAB. Relembre o Parecer do Dr. Rodrigo Janot em 2011, baixe arquivo word, leia e copie na íntegra. Clique aqui.

Agora, pelos próximos 2 anos (ou até 4 se reconduzido) a OAB terá de “engolir” Rodrigo Janot e nós teremos tempo para voltar a atacar o estelionatário exame nos caminhos judiciais...

OBS: As fotos minhas não estão com qualidade e assim, trouxe fotos do Setor de Comunicação da PGR, do fotógrafo João Américo, as que estão perfeitas...

 

Nós temos



Visitantes desde 24/10/2011:

001382883
Hoje:
No mês:
Total:
792
19069
1382883