ATIVISTAS DEFENDEM ANIMAIS

 

MANIFESTAÇÃO EM DEFESA ANIMAL MOVIMENTA CONGRESSO

foto_no_correio_braslienseA manifestação organizada pelo grupo “Vida Longa aos Animais” por meio de comunidade/evento no facebook reuniu cerca de 150 pessoas e 8 cães na Câmara dos Deputados neste dia 23.

A coordenação foi da estudante Bárbara Geovana e da ativista Waléria Amorin. Mais de 6000 pessoas foram convidadas, 550 confirmaram presença, 120 disseram talvez, mas o horário das 16 horas em uma 4ª feira, impossibilitou a presença de todos.

Foi a primeira manifestação no Congresso após o resgate em São Roque/SP. Em movimentação pela Câmara, percebe-se que o noticiário da grande imprensa repercutiu fortemente entre os parlamentares.

audincia_cedo_-_Auditrio_Freitas_Nobre_-_Ricardo_Izar_PSD-SP_em_entrevistaA imprensa brasiliense esteve presente em peso acompanhando a concentração, a caminhada e a manifestação na Câmara.

OS PREPARATIVOS
Após as organizadoras Bárbara Geovana e Waléria Amorim abrirem o evento no Facebook, muitas pessoas interessadas em auxiliar na organização se juntaram.

CIMG1813Uma reunião aconteceu no Conjunto Nacional na véspera para esboçar o manifesto, montar a estratégia e preparar a estrutura de ação. Presentes as organizadoras Barbara e Waléria, mais Gabriela Albuquerque, Catharina Camargo, Paula Ferreira, Reynaldo Arantes e Rick Lago.

O Senador Rodrigo Rellemberg (PSB/DF) entrou em contato com Bárbara ainda durante a reunião. Após o encontro, com o uso de um megafone, a manifestação foi divulgada na frente do Conjunto Nacional e mais pessoas foram contatadas.

Ainda na noite da véspera, dia 22, o Presidente da FALA – Frente de Ações pela Libertação Animal – Bruno Pinheiro concedia entrevista à TV Record Brasília onde destacava a manifestação do dia sequinte. Veja a entrevista/debate no link R7. Veja aqui.

PELA MANHÃ
audincia_cedo_-_Auditrio_Freitas_Nobre_-_Mesa_principal_2 O Auditório Freitas Nobre, no anexo IV da Câmara recebeu as 9 horas o representante brasileiro da HSI - Hunaine Society International – Helder Constantino, a Presidente da ProAnima de Brasília Simone de Lima, coordenados pelo Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Meio Ambiente, Deputado Ricardo Izar Jr (PSD/SP).

Reynaldo Arantes esteve presente como integrante do grupo “Vida Longa aos Animais”. Houve conversas com a presidente Simone, com o Deputado Izar e com a Deputada Janete Pietá (PT/SP).

Dep._Janete_Piet_PT-SP_e_Helder_Constantino_da_HSI A Deputada Janete fez questão de garantir a impressão de 1.000 manifestos para serem distribuídos entre os participantes e os parlamentares do Congresso. Se disse ativista animal e que estará junto com os manifestantes nesta luta.

Reynaldo esteve ainda com o Senador Rodrigo Rollemberg (PSB/DF), onde sua assessora Christina foi designada para acompanhar, apoiar e interagir com o grupo. Houve conversa ainda com o Senador Humberto Costa (PT/PE) que também apoia a causa e quer mais informações.

Reynaldo_e_dep._Janete_2Na Câmara, contatos com Assessores e Deputados Ricardo Tripoli (PSDB/SP), Dr. Protógenes Queiroz (PCdoB/SP), Jair Bolsonaro (PP/RJ), Lincoln Portela (PR/MG), Antonio Bulhões (PRB/SP), Givaldo “Carimbão” (PROS/AL) Líder da bancada do PROS, dentre outros...

O Deputado Izar convidou os ativistas a trazerem seus “pets” e garantiu que eles entrariam na Câmara até próximo do Plenário, onde as manifestações dentro da casa acontecem. Ele usou um raciocínio jurídico: Reynaldo_e_Izar_-_antes_-_cigarro”Não há nenhuma placa na casa proibindo a entrada dos animais. Se não é proibido, é permitido. Podem trazer os “pets” com vocês”

Assim, as 10h, a Dra. Paula Ferreira, assessora jurídica do grupo passou a notícia adiante para os ativistas no facebook. Paralelamente, Reynaldo contatou a segurança do Congresso a respeito.

Após passar por vários escalões da área de segurança, o Supervisor de Operações Especiais Jefferson paula_1Barbosa levou o caso ao Presidente da Câmara, Deputado Henrique Alves, que, indeferiu a entrada dos animais com base no Regimento Interno que lhe dá poderes para decidir sobre casos omissos.

Contatado, o Deputado Ricardo Izar foi pessoalmente ao Presidente Henrique Alves, que manteve sua reynaldo_e_dep._protgenes_2decisão. Izar então pleiteou senhas para entrada nas galerias do Plenário para 100 ativistas animais. A necessidade de solicitar senhas foi porque a Câmara estava com 3 mil manifestantes do movimento dos agentes comunitários de saúde que tinham seu piso nacional em pauta de votação.

A CONCENTRAÇÃO
Barbara_Geovana_e_Napoleo_na_Cmara_-_02Conforme marcado no facebook, as 15h50m começaram a chegar os primeiros ativistas... As 16h15m um grupo de 30 pessoas já estava concentrado e o cão Napoleão já brincava no espelho d’água na frente do congresso com sua “mãe” Barbara.

Às 16h30m, as equipes de imprensa começaram a chegar. Após algumas entrevistas, o grupo que já tinha cerca de 70 pessoas foi para a entrada do anexo II da Câmara em passeata.

manif._Cmara_-_Jornalistas_registramBárbara e a Dra. Paula entregaram o manifesto aos jornalistas, destacaram os pontos que os ativistas irão defender no parlamento nacional, salientando a presença de representantes de várias ongs ligadas á defesa animal ou não, mas que todos tinham como meta defender os direitos animais, buscar um avanço na legislação brasileira e obter conquistas junto aos governantes para os animais, como hospitais veterinários públicos e a contratação de médicos veterinários para postos de saúde. Leia o manifesto na integra em arquivo Word. Baixe e leia aqui.

MANIFESTAÇÃO
manif._Cmara_-_Chegando_no_anexo_A chegada na Câmara foi triunfal, os 70 ativistas com faixas gigantes, banners, cartazes, 4 dogs e 3 megafones chegaram chamando a atenção dos agentes Comunitários de Saúde que estavam fora da Câmara, assim como assessores parlamentares e populares que circulavam no local.

Mais ativistas e dogs chegavam. O Deputado Ricardo Izar explicou no megafone a proibição do Presidente, reynal_e_izaragradeceu a presença de todos, disse que o pedido de CPI em Defesa Animal que já têm as assinaturas necessárias para ser aberta estava parada até o caso de São Roque/SP e que a manifestação estava sendo comentada entre os parlamentares e que a manifestação deu a força que faltava para um requerimento de urgência para a abertura da CPI fosse colocada em votação.

Dra.Paula_Izar_e_Barbara_e_NAOLEOA imprensa acompanhou o pronunciamento do Deputado, com cerca de 8 equipes de TV filmando a manifestação, o discurso de Izar, os ativistas com megafones gritando palavras de ordem. Os fotógrafos dos jornais se aglomeraram para tirar fotos de Izar com os cães Napoleão e outro qe foi colocado em suas costas.

Ricardo Izar pediu para que os ativistas fossem até as galerias apoiar a votação que estava na pauta, pois a presença deles seria a força que faltava para o requerimento da CPI dos Animais ser aprovada.

manifestante_DENTRO_da_camaraMais ativistas e mais dogs chegavam. Um grupo de 7º ativistas entraram e foram até o Salão Mario Covas, no inicio do “túnel do tempo”  da Câmara (que liga o Plenário com o corredor das comissões e com os anexos II, II e IV) onde se posicionaram com banners, faixas, ativistas fantasiados (Tchutchucão e o Beagle “acidentado”), chamando a atenção dos parlamentares que passavam rumo ao plenário.

Dep._Pop_com_os_ativistas_dentro_da_CmaraUm dos deputados, foi o boxeador Acelino “Popó”, que fez questão de posar com cartaz entre os ativistas fantasiados.

Do lado de fora, mais de 50 ativistas aguardavam espaço para entrar, já que o acesso foi garantido só a 100 senhas obtidas pelo Deputado Izar. Mais dogs chegavam e alguns já iam embora.

O Ativista e Médico Veterinário Álvaro França e o cão Posseidon, da raça Irish Wolfhound que é a maior alvaro_Posseidon_e_Catarinaespécie canina do mundo, roubaram a cena. Os jornalistas que ainda estavam acompanhando registraram inúmeras pessoas que queriam tirar fotos ao lado do “gigante” Posseidon.

Até o Deputado Izar foi “convocado” para um foto ao lado do enorme animal. Dócil, alegre e acostumado com “amassos”, carinhos e chamegos, Posseidon.

UM FATO HISTÓRICO
As 18h25m, o Presidente da Câmara, Deputado Henrique Alves pediu a substituição na presidência da sessão, que passou para o Deputado Santo Onofre Santo Agostini e foi até os Ativistas que estavam no final do “Túnel do Tempo” se manifestando, aguardando para irem para as galerias.

Dep._Henrique_Alves_atento_s_provas__-_closePessoalmente informou que por causa dos debates na questão da redução da dívida da Prefeitura de São Paulo que estava em votação e do projeto de Piso Salarial Nacional dos Agentes Comunitários de saúde que entraria em votação, não haveria condições e tempo de se votar o requerimento de urgência para a abertura da CPI dos Animais, mas que ele garantia pessoalmente que o requerimento seria votado nas próximas semanas.

Após a rápida conversa com os ativistas, Henrique Alves retornou a presidência da Sessão às 18hh30m.

manif._Cmara_-_aguardando_foraO Deputado Izar foi até a entrada do Anexo II, onde se aguardava autorização de entrada ainda e explicou que não haveria a votação da urgência para a CPI dos Animais e que o Presidente Henrique Alves havia se comprometido com os ativistas em colocar o requerimento em votação nas próximas semanas.

Agradeceu com vigor a presença e o empenho dos presentes, pediu para que todos retornassem quando a votação fosse marcada e reafirmou que a manifestação foi um sucesso para fortalecer a CPI pedida.

PÓS MANIFESTAÇÃO
final_da_manifestao_-_organizadoresAs 19h, os ativistas começaram a se retirar. O caminho foi um retorno ao gramado em frente do Congresso, ponto inicial de concentração.

Foi a hora de todos interagirem, trocarem cartões, e-mails, endereços do face, tirar mais fotos (inclusive do lado de Posseidon) e combinar as próximas ações.

Uma das propostas das coordenadoras Bárbara e Waléria a serem trabalhadas é a realização de uma super_dog_em_p_e_pai“cãomiada” na Esplanada dos Ministérios em um domingo, no gramado em frente ao congresso, com direito a dogs se refrescarem no espelho d’agua.

Alguns participantes ainda foram se encontrar com ativistas de outras ongs que não tiveram oportunidade de estarem na Câmara por causa do horário da manifestação.

outra_dog_presenteInteressante, que já no final, as 19h, ainda tinha ativista e dogs chegando... Um simpático e alegre Dachshund (salsicha) chegou no colo da “mãe” quando a maioria já tinha ido embora...

Importante explicar que, mesmo sendo difícil para a maioria dos ativistas estarem as 16h, 17 horas na Câmara, é esta hora que as sessões e as votações acontecem e quando a manifestação se encontra com deputados entrando e saindo do plenário...

Outros horários, os deputados estão nas comissões votando – são 16 salas de comissões – ou nas lideranças definindo posições de bancada nas questões do dia a serem votadas, ou nos outro_dog_na_manifestao_-_era_mal_humoradoministérios com prefeitos, ou em solenidades e outros eventos oficiais que acontecem todos os dias na capital federal.

Assim, os 150 ativistas brasilienses que estiveram presentes foram valorizados ao ponto do Presidente Henrique Alves ir até eles para dar sua palavra de que a ação não foi vazia e sem resultado, e que ele, como Presidente da Câmara dava sua palavra de que a CPI será votada latinha_lindaem breve. Só quem acompanha política diariamente tem a noção do gesto político do Presidente Henrique Alves e de seu significado. É algo quase impossível de acontecer que foi conquistado com a manifestação dos ativistas e com certeza, repercutirá extremamente favorável para que a CPI seja instalada e defenda os interesses dos animais, sem acabar em “pizza”...


Leia e veja algumas matérias publicadas no Jornal Correio Brasiliense (clique aqui ), no Jornal O Globo (Clique aqui ), no Blog Acesse Piaui (Clique aqui ), no Portal UOL houve registro com várias fotos da manifestação (Clique aqui ) e na TV Record, houve registro do inicio da manifestação. (Veja aqui )

 

PRÓXIMA MANIFESTAÇÃO – AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA DIA 29/10

LUISA MELL CONFIRMOU PRESENÇA !!!
Apres._Luisa_MellNosso próximo encontro oficial é na 3ª, dia 29, as 14 horas, no plenário 8 do corredor das comissões – com faixas, cartazes, fantasias e adereços animais – na Audiência Pública convocada pelo Presidente da Comissão de Meio Ambiente, Deputado Ricardo Izar.

A Apresentadora Luisa Mell já confirmou presença, pediu que TODOS os ativistas brasilienses estejam presentes para darem força as propostas de CPI dos animais e para os projetos que criminalizam maus tratos e abandono e outros em favor dos animais.

manif._Cmara_-_01A Ativista Luisa Mell postou em seu face: “O combate está marcado! Brasília tô chegando! Audiência Pública sobre o caso Royal! A dra Silvia Ortiz tb será uma das palestrantes! Proteção animal é hora da nossa união! Quem puder compareça! Compartilhem muito!! Apesar de todas as irregularidades, mentiras e crueldades querem manter o #institutoroyal aberto!!!! Ativistas compareçam! Terça-feira espero todos q lutam pela ética, pela vida, por respeito e pelo fim da corrupção no nosso país!!”

barbara_fantasiada_e_napoleoaudincia_cedo_-_Auditrio_Freitas_Nobre_-_Silvanda_Culetto_como_Beagle_machucadoO Grupo VIDA LONGA AOS ANIMAIS agradece a todos os que compareceram na nossa primeira manifestação e pedem que TODOS venham de novo com vários acompanhantes ANIMAIS para a audiência do dia 29.

 

*Reynaldo Arantes é assessor de imprensa do grupo Vida Longa aos Animais.

 

Nós temos



Visitantes desde 24/10/2011:

001482990
Hoje:
No mês:
Total:
1309
29912
1482990